Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Salvador sedia 17º Congresso Nacional do Movimento Negro Abertura do evento será nesta sexta-feira (15), às 18h, no Pelourinho. Shows dos grupos afros Ilê Aiyê e Receptivo Compasso serão realizados.

15/08/2014 08h52 - Atualizado em 15/08/2014 08h52

Do G1 BASalvador sedia 17º Congresso Nacional do Movimento Negro: Abertura do evento será nesta sexta-feira (15), às 18h, no Pelourinho. Shows dos grupos afros Ilê Aiyê e Receptivo Compasso serão realizados. Foto: Ilê Aiyê

 

Começa nesta sexta-feira (15) a 17ª edição do Congresso Nacional do Movimento Negro Unificado, que tem como objetivo eleger a nova coordenação nacional do movimento e comemorar 36 anos de existência. A cerimônia de abertura será na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, a partir das 18h. A capital baiana foi escolhida como sede por ser a cidade mais negra do Brasil.

No evento, que reunirá delegados de 15 estados brasileiros, também serão discutidos e elaborados ações de combate ao racismo no país. A abertura do congresso é aberta ao público e terá shows dos grupos afros Ilê Aiyê e Receptivo Compasso. Nos demais dias do evento participam apenas os delegados do congresso, que foram eleitos em assembleias estaduais em todo o país. Os encontros vão acontecer no Hotel Vilamar, no bairro de Amaralina.

Movimento
O Movimento Negro Unificado foi criado nas escadarias do Teatro Municipal, em São Paulo, no ano de 1978. Desde então, o MNU se tornou uma das principais frentes de luta antirracista no Brasil, tendo exercido protagonismo na redemocratização do país e em muitas de suas principais transformações sociais, como a diminuição da violência policial e proposição de políticas de reparação aos negros.