Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PREFEITURA E SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE REALIZAM 1º ENCONTRO AIDS E RELIGIÕES

logo Revista Conexão Afro 02 de Agosto –Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO

A Prefeitura Municipal do Rio Grande junto com a Secretaria Estadual de Saúde realizou neste sábado (02), no Salão Nobre, o 1º Encontro Aids e Religiões. Este, organizado pela Seção de Controle de DST/ AIDS do Rio Grande do Sul enfatizou a importância do debate e do envolvimento da sociedade no diálogo sobre o papel que as religiões e as igrejas desempenham no dia a dia dos cidadãos envolvidos com a doença.

Os encontros realizados pela Secretaria Estadual de Saúde são realizados em parceria com  o Fórum ONG Aids RS,  a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com  HIV Aids e a Rede Cidadãs Positivas. Assim, visam a criar  em cada município, Grupos de Trabalho (GT) a fim de fortificar a articulação das lideranças religiosas que atuam no campo da Aids, fortalecendo assim a diminuição das infecções e das mortes, bem como a sensibilização, orientação e informação da população.

De acordo com o representante do Programa Estadual DST/ AIDS, Jaír Andrade, a ação tem por finalidade  motivar o enfrentamento de uma das doenças mais sérias vividas atualmente; é fundamental que os profissionais de saúde municipais estejam engajados nessa proposta para que a ação tenha continunuidade.

Já a secretária Municipal de Saúde, Vera Elisabeth da Silva, relembrou o inicio das ações realizadas em Rio Grande, na década de 90, pela Igreja Católica e destacou os avanços que foram realizados até os dias de hoje. Além disso, frisou que Rio Grande é referencia, no tratamento da Aids, com o Hospital Universitário.   

O bispo diocesano Dom José Mário ressaltou a importância do seminário para a comunidade rio-grandina já que a incidência de AIDS no município é muito alta.  Explicou a importância da religião na vida das pessoas pois a crença e a espiritualidade fazem parte da saúde. Além disso, falou da importância de ter uma vida de compreensão, harmonia e solidariedade para que dessa forma todos os cidadãos possam viver em harmonia.

A representante do Grupo de Trabalho e Religião, Mãe Carmen, informou que o GT irá fortalecer a todos envolvidos nessa causa, principalmente aqueles que descobriram recentemente a doença. Ainda comentou que este irá sustentar e nortear a todos além de amadurecer e encontrar uma resposta para essa situação.

Já o representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV AIDS, José Hélio Freitas, frisou que a religião traz a resposta necessária já que quando é descoberta a doença muitos perdem o rumo de suas vidas.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer desejou que as pessoas se sentissem convidadas a se comprometerem com as questões que envolvem o encontro. “Que o núcleo  formado nesta ocasião seja permanente a fim de que a nossa região esteja cada vez mais envolvida em ações e respostas a fim de beneficiar os cidadãos” comentou.

PROGRAMAÇÃO REALIZADA NO 1º ENCONTRO AIDS E RELIGIÕES

A programação contou com o Histórico do Grupo de Trabalhos Aids e Religiões e com a conferencia Desafios que a epidemia apresenta para a resposta brasileira: um olhar a partir da realidade local.

Além disso, contou com uma Mesa de Exposição com as matrizes religiosas. Nesse espaço foram  debatida as seguintes questões: Como a matriz religiosa responde a epidemia das DSTs/HIV e Aids? Quais as principais ações? Quais as principais dificuldades e desafios?

Após, foi realizado oficinas por Grupos de Trabalho com os temas:O que é Aids?O que o grupo entende por prevenção ao HIV e Aids?Qual o impacto do HIV na vida das pessoas?Como religião/igreja, de que forma podemos contribuir na resposta à epidemia?                                

No final do encontro foi criado um Grupo de Trabalho a fim de que os assuntos e as questões debatidas tenham continuidade.  

Redigido por Mirela Pinho

Fotos da Notícia

FONTE:  http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/noticias/detalhes+d9c058,,prefeitura-e-secretaria-estadual-da-saude-realizam-1-encontro-aids-e-religioes-.html#.U94lpvldXUU

logo Revista Conexão Afro

CONEXÃO AFROconexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxalá CONEXÃO AFRO
  (51) 81810404 / (51)  30556655

Editar esta entrada.