Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Coordenadora Estadual de Políticas de Igualdade Racial conhece ações da coordenadoria de Canoas


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Recentemente, a coordenadora estadual das Políticas de Igualdade Racial, Sandra Maciel, esteve reunida com a titular da Copir, Maria Aparecida Mendes, representantes da Coordenadoria da Juventude e da sociedade civil para conhecer as ações realizadas em Canoas e fortalecer a parceria entre as coordenadorias.

Na ocasião, Maria Aparecida destacou a adesão da Copir ao Fórum Intergovernamental de Igualdade Racial – FIPIR e a criação do Conselho da Igualdade Racial. Além disso, detalhou a articulação estruturada com a Secretaria Municipal de Educação, a 27ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE e o Ministério Público do Estado sobre as leis 10639\03 e 11645\2008, obrigatórias no currículo escolar.

Sandra, por sua vez, detalhou as parcerias firmadas para levar oficinas aos bairros e citou a dificuldade dos negros em ocupar melhores postos na sociedade. “A promoção da igualdade racial é para todas as raças, mas há um olhar mais crítico em relação à raça negra”, observou.

A coordenadora convidou a Copir para participar de um Fórum sobre Igualdade Racial que será realizado no próximo dia 25, em Porto Alegre. Também destacou o slogan Igualdade Racial é pra Valer e apresentou o folder alusivo ao ano afro descendente, que será lançado em todo o país. Também falou sobre lançamento da revista RS Negro, que irá divulgar as ações feita pelas entidades voltadas às comunidades negras e terá notícias do Estado e dos municípios e apresentou o novo formato dos Programas da TVE voltados à comunidade negra.

Patrícia Araujo

Secretaria de Comunicação