Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Destaque a Coordenadora da Copir Canoas , combatendo à discriminação racial

10:18 - segunda-feira, 28 de março de 2011

Recentemente, a titular da Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial, Maria Aparecida Mendes, palestrou na escola estadual de Ensino Médio Morada do Vale I, em Gravataí. Na ocasião, a coordenadora abordou os temas referentes ao Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial, lembrado em 21 de março, as lei 10639/03 e 11645\08, que regulamentam o estudo das culturas afro-brasileira e indígena nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, e o Estatuto da Igualdade Racial.

A coordenadora foi convidada para ministrar a palestra pela professora Carmen Lúcia Silva e a vice-diretora Lana Gomes Otero da Silva.

Transmitir a cultura dos antepassados, elevar a auto-estima das crianças, jovens e adultos, realizar a inclusão social através da arte, resgatar a cultura afro-brasileira desenvolvendo oficinas de dança, música, poesia, leitura, artesanato, religiosidade e percussão e conscientizar através da poesia incluindo versos com temas raciais, histórias, personagens importantes da cultura negra e leitura estão entre os objetivos da iniciativa realizada na instituição.

“Não importa a que etnia pertençam todos dançam, andam, aprendem sobre a origem das raças e como lidar com preconceito racial. Assim, melhoram o comportamento em família e na sociedade, além do rendimento escolar. Cultura é mais do que está escrito: é educação, é dança, é povo”, destaca Maria Aparecida.

Patrícia Araujo

FONTE : Site Prfeitura de Canoas