Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fórum Inter-religioso na Fundação Lama Gangchen para Cultura de Paz

Ebony-300x202

 

Na noite da quarta-feira (06/04/2011) eu, meu filho e mais 108 pessoas que representaram (praticamente) todos os principais segmentos religiosos do país, vivemos uma ocasião inesquecível de PAZ, AMOR e RESPEITO MÚTUO. Participamos de um encontro inter-religioso promovido pela Fundação Lama Gangchen para Cultura de Paz, por ocasião da curta temporada do Venerável Lama Gangchen Rinpoche, cuja vontade era rever antigos amigos e fazer novas amizades, numa celebração ecumênica. Todos os presentes foram recebidos pessoalmente pelo Venerável Lama Gangchen Rinpoche e fiquei impressionado com a atenção e carinho que ele dispensou a todos nós.

Entre as lideranças umbandistas estavam presentes Pai Aguirre, nossa irmã Sandra Santos - presidente a AAUESP, nossa irmã Maria Aparecida Naléssio ? presidente do PRIMADO de Umbanda, além de outros representantes de religiões das matrizes afro. A reunião decorreu em clima familiar e parecia que todos se conheciam a anos, embora a grande maioria estivesse em primeiro contato. O monge que atuou como apresentador e mestre de cerimônia (com voz radiofônica) convidava cada um dos representantes para que fizesse uso da palavra para uma MENSAGEM DE PAZ e numa breve prece segundo sua crença litúrgica. Aprendíamos muito com cada palestrante. Cada fala, cada ponderação era como uma semente de amor brotando em nossos corações.

Todos fizeram uma prece em prol da humanidade e seus problemas decorrentes da evolução tecnológica. Lembramos, principalmente, dos acidentes atômicos, mas não podemos deixar de mencionar os decorrentes do excesso de lixo, do aquecimento global e da devastação ecológica desenfreada em nome da civilização.

Minha alegria era tanta e o aprendizado tão sublime que, em minha vez de falar, sendo um dos últimos oradores, lembrei-me de meus quase 80 janeiros, que sempre é tempo de aprender e também que quando se está entre os bons aprende-se coisas boas.

Me emocionei até as lágrimas após sermos solidários às terríveis conseqüências do terremoto e tsunami responsáveis pela destruição de cidades do Japão, fomos chamados à reflexão sobre a necessidade da utilização da energia nuclear e suas possíveis e tétricas conseqüências. O político do PV Fábio Feldman - ex-secretário do meio-ambiente ? falou com muita lucidez sobre o assunto. O mesmo fez a Sra. Eloísa de Souza Arruda, secretária da Justiça do Estado de São Paulo.

Finalmente fizemos um culto ecumênico rogando ao Senhor dos Nossos Destinos pela PAZ, pela COMPREENSÃO, pelo AMOR e REPUDIANDO a GUERRA.

Após uma breve confraternização voltei para casa com o coração mais leve e batendo harmoniosamente por trazer comigo a certeza de que ?NÃO VAI SER SEMPRE ASSIM?. A certeza veio da confirmação de que há pessoas das mais diferentes origens, raças, cores, religiões e convicções dispostas a fazer algo que a PAZ se instale e se realize na vida, na mente e no coração de cada um de nós. Assim... Cheguei em minha casa adormeci e tive um sono tranquilo.

        07 de abril, acordo, beijo minha esposa, meus filhos, tomo um apressado desjejum e saio para o trabalho. Ligo o rádio do carro (sempre na Jovem Pan AM para manter-me informado). Logo a programação é interrompida para informar a notícia de última hora: ?TIROTEIO DENTRO DE ESCOLA MATA VÁRIOS ADOLESCENTES E CRIANÇAS?.

Tiroteio na escola? Mas a escola não é lugar onde deixamos nossos filhos em segurança?

A escola não é o lugar que nos tranqüiliza, pois nossos filhos estão aprendendo a serem bons cidadãos, bons filhos e bons pais no futuro? Não é a escola hoje o palco de uma violência absurda, inaudita, nunca vista em nosso país?

Até o momento que escrevo estas linhas, 9 meninas e um garoto foram mortos por um homem ensandecido. Não sei mais quantos virão a morrer. Vítimas graves, que internadas estão.

Qual a razão desse desatino? As primeiras notícias muito confusas; ?um pai vingando-se de bullying em seu filho? Embriaguês? E muitas outras especulações. Na verdade, trata-se de um ato de barbárie, de loucura, de um jovem insensato. Não se trata de nenhum religioso, mas sim de um maluco que tenta esconder sua loucura na religião. De nada adiantará sairmos à busca de culpados e nem tampouco procurar explicações para um ato que não se explica, mas gostaria de fazer um pedido:

Não quero aqui iniciar uma corrente eletrônica, nem tampouco um abaixo assinado que passe de mão em mão e acabe por se perder durante sua jornada física. O que eu gostaria e desejo pedir a todos é que:

ü Façamos desses assuntos temas recorrentes em nossas vidas;

ü Ao sentar à mesa para uma refeição, conversemos com nossos filhos, saber o que pensam a respeito, se falam sobre isso em suas salas de aulas;

ü Estando com amigos, vamos perguntar suas opiniões e debater sobre o assunto;

ü Em nossas casas ou em reuniões de condomínios, perceber o que podemos fazer para melhorar essa situação;

ü Pensemos sinceramente sobre o lixo que produzimos;

ü Analisarmos se temos o hábito de jogar lixo em qualquer outro lugar que não sejam lixeiras;

ü Os que fumam pensar se jogam suas guimbas em qualquer lugar ou procuram um cesto de lixo;

ü Olharmos quantas plantinhas há em nossas casas pensarmos e não seria bom envolver as crianças nas podas e no cuidado para que elas vissem as flores nascer;

ü Levar nossos filhos em algum lugar que pudessem plantar uma semente para poder acompanhar seu crescimento;

ü Substituir, na medida do possível, tudo o que não seja natural e que não nos faça falta;

Vamos começar, um a um, uma CULTURA DE PAZ que não fará muito barulho, não movimentará grupos parando o trânsito, nem tomará mais tempo livre de quem já não tem quase nenhum preenchendo correntes pela internet, façamos nossa parte junto aos nossos: pais, filhos, irmãos, parentes, amigos próximos, enfim, aquelas pessoas com quem podemos ter a liberdade e oportunidade de falar sinceramente, sem ser taxados de chatos ou importunos. Cada um de nós segurando a mão de quem está ao lado, não tardará e a corrente não terá mais fim.

CULTURA DE PAZ, ESSE É O MEU PEDIDO A TODOS QUE TÊM AMOR NA ALMA E OXALÁ NO CORAÇÃO.

                    Pai Ronaldo Linares

  SANTUÁRIO NACIONAL DA UMBANDA

               Vale dos Orixás

         4338-0946 / 4338-0261

            Nextel: 100*42978

www.santuariodaumbanda.com.br

www.casadepaibenedito.com.br