Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Paulo Paim será enredo dos Imperadores do Samba

11 de abril de 2011

Ele não sabe sambar, mas vai improvisar.

Depois de ser enredo do Bloco dos Aposentados no Carnaval do Rio (logomarca ao lado), Paulo Paim será novamente homenageado, desta vez no Carnaval de Porto Alegre.

— Quem nasceu na região de Caxias não é muito bom (no samba). Mas eu joguei futebol, então vou improvisar — declarou já em fevereiro.

A história do senador gaúcho será contada na avenida pelos Imperadores do Samba, primeira escola do Grupo Especial a anunciar oficialmente seu tema de 2012.

O martelo foi batido no último sábado, depois de uma reunião realizada em Canoas. Para desenvolver o enredo, cuja sinopse será escrita pelo historiador Ramón Carvalho, a vermelho e branco estaria prevendo captar R$ 300 mil em recursos.

— Ainda vamos discutir a linha de desenvolvimento da homenagem, com foco nas obras e nos trabalhos de Paim (que são muitos!) — declarou o também mestre-sala Ramón, que em 2011 desfilou pela Apito de Ouro e que agora se une também à comissão de Carnaval dos Imperadores do Samba.

O título do enredo é “Imperadores apresenta Paulo Paim: Um leão na luta, que faz o bem sem olhar a quem”.

De Caxias ao Congresso
A trajetória de Paulo Paim começa em 1950, numa casa simples de Caxias do Sul. Filho de metalúrgico com uma dona de casa, começou a trabalhar aos oito anos, amassando barro em uma fábrica de vasos da cidade. Foi crescendo e seguiu os passos do pai: tornou-se também um metalúrgico.

Até que decidiu mudar seu destino. Pelo Partido dos Trabalhadores, tornou-se uma das maiores referência políticas do Rio Grande do Sul.  Mais do que uma história pessoal, devemos ver na avenida episódios marcados pela luta a favor do direito dos trabalhadores, dos negros e dos aposentados.

Fonte ; http://wp.clicrbs.com.br/samblog/2011/04/11/