Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

22ª Edição da Feira do Livro de Guaíba é sucesso de público e vendas

A 22ª Feira do Livro de Guaíba, teve como objetivo trazer ao público a oportunidade de acesso ao livro, despertando em seus participantes o interesse pela leitura.

Nesses sete dias passaram pelo palco da feira espetáculos teatrais, contação de histórias, cinesesc, bate papo com os escritores e professores, show poético, Sarau da feira, apresentações musicais...

Este ano o espaço do escritor foi ao lado do café da feira, onde surgiram conversas, idéias entre escritores e leitores, tornando-se um ambiente de integração.

No Espaço do Programa Vida Eu Quero além das oficinas foram realizados bate papos com os alunos sobre a importância da valorização da vida.

Foram realizadas oficinas de Educação Patrimonial, organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura – Museu Carlos Nobre, com a participação no dia 02 de junho do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul e do Simers, realizando a oficina “ As aventuras do Biblos” e “ contação de história para preservação de livros”. Foram entregues 1.600 livrinhos biblos. Não podemos esquecer da participação especial do Nobrinho, que durante toda a programação recebeu as crianças e adultos mostrando a importância da preservação do patrimonio público, foram distribuidos 3.100 livrinhos do nobrinho, além de 2.970 crianças que participaram das oficinas realizadas no espaço da Educação Patrimonial.

O espaço de Educação Ambiental organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e participação da Ulbra, realizou ao longo da semana oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis, mostrando como é possível brincar reaproveitando resíduos.

No dia 05 de junho foi comemorado o Dia do Meio Ambiente, com uma programação especial toda voltada para esse tema.

A parceria entre 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Rio Grande e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, criou um espaço de Educação para o Trânsito lúdico simulando o trânsito na cidade, onde as crianças tiveram a responsabilidade de dirigir com segurança e atenção, ensinando as leis de trânsito, no total participaram desta oficina 3.700 crianças.

Mais uma vez foi realizada a parceria com a Secretaria Municipal de Educação com a realização do Espaço do Saber, com oficinas de Capacitação para os professores, palestrado por escritores, que ocorreu no Auditório da Brigada Militar. Também foi oferecido um curso de Capacitação para contadores de história pelo Grupo Cataventus.

O Dia da Imprensa também foi comemorado no dia 1º de junho, com um bate papo entre os jornalistas de Guaíba e o escritor Fabricio Carpinejar.

A Equipe da Vigilância Sanitária fez a entrega de materias educativos, jogos e adesivos sobre a prevenção da dengue.

O Sesi também participou da Feira com sua Biblioteca itinerante, distribuindo também a revista do Sesinho.

Tivemos um aumento no número de bancas e também no número de vendas, mostrando o crescimento da Feira do Livro de Guaíba.

Vale resaltar que na tarde do dia 02 de junho a feira teve a visita de 26 escolas, superando um recorde de público.

O Encerramento da Feira do Livro foi com o Show da banda “ Os Trepidantes”

A 22ª Feira do Livro de Guaíba foi uma realização da Prefeitura Municipal de Guaíba, através da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura e Sesc, com o patrocínio de Celulose Riograndense - Apoio Ulbra Guaíba, e Sesi

Números da Feira:

Nº de livreiros: 14

Nº de livros vendidos: 8.135

Nº de espetáculos teatrais: 13

Nº de palestras: 09

Nº de palestrantes: 07

Público participante do Espaço do Saber: 460 pessoas

Nº contação de histórias: 09

Nº oficinas do Espaço Vida Eu Quero / Público

    -Educação Patrimonial: 1.970

Nobrinhos distribuídos: 3.100

Biblos distribuidos: 1.600

    -Educação no Trânsito: 3.700

    -Educação Ambiental: 340

    -Stand de divulgação Vigilância Sanitária: 250 kits distribuídos

Nº lançamento de livros: 14

Nº de escritores presentes: 26

Nº de atividades musicais: 10

Atividades Maturidade ativa: 90 participantes

Participação escolar:

    Município - 15

    Estado -12

    Particular -6

    Creche -6

    Barra do Ribeiro: -1

    Eldorado do Sul: -2

    Total: 42 escolas participantes

Nº público circulante: 18.980

Atenciosamente,
Roberta Cezar Dias
Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba
SETUDEC - Fone: (51)34911888