Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Palmares participa do lançamento do Plano Brasil sem Miséria

sexta-feira, 3 / junho / 2011 by Joceline Gomes

Foto: Divulgação/Plano Brasil sem MisériaFoto: Divulgação/Plano Brasil sem Miséria

População negra brasileira será beneficiada pelo Plano Brasil sem Miséria

Por Joceline Gomes

Em solenidade realizada no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff lançou, dia 02, o Plano Brasil Sem Miséria, que articula governo federal, estados e municípios na implementação de ações destinadas a erradicar a miséria nas aéreas urbanas e rurais. O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, participou do evento, e explica de que maneira a Fundação contribuirá para a execução do Plano:

“Nossa missão de proteger e difundir a cultura afro-brasileira, hoje, vai ao encontro da proposta de acabar com a miséria, de que todos possam ter oportunidades iguais. Iremos usar a cultura para erradicar a miséria e promover a igualdade”, disse.

PLANO – Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Plano expande a política social adotada pelo Brasil nos últimos anos, quando 28 milhões de pessoas saíram da pobreza e 36 milhões entraram na classe média.

Agora, o foco do trabalho são os 16 milhões de brasileiros cuja renda familiar, dividida entre seus membros, não ultrapassa os R$70 mensais por pessoa. Desse total, 59% vivem no Nordeste, 21% no Sul e Sudeste e 20% no Norte e Centro-Oeste. Dentre eles, 40% têm menos de 14 anos de idade.

O Plano prevê a ampliação do Bolsa Família e do programa Água para Todos, que atenderá à população rural com a construção de cisternas e sistemas simplificados coletivos para a distribuição da água. Além disso, haverá a construção de sistemas hídricos voltados para a produção no campo.

POPULAÇÃO NEGRA – A população negra brasileira será uma das maiores beneficiadas com o Plano, pois pretos e pardos correspondem a 70,8% da população em situação de pobreza extrema. Estes também são a maioria (70%) dos atendidos pelos programas sociais do governo, que serão ampliados.

A Palmares já se mobiliza para a elaboração de projetos que possam contribuir para mudar esse quadro e erradicar a miséria por meio da cultura. Propostas para as áreas urbanas e rurais contribuirão para o sucesso do programa e para a redução das desigualdades sociais.

Além de prever o fim da miséria, o Plano também irá alavancar o desenvolvimento do País, a exemplo do que ocorreu nos últimos anos, quando a diminuição da pobreza elevou o consumo e melhorou os índices da economia brasileira, o que, consequentemente, melhorou a qualidade de vida em todo o país.