Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA É TEMA DE REUNIÃO ENTRE A COPIR E CEPPIR-GHC

 

A Coordenadoria de Políticas da Igualdade Racial (COPIR) firmou parceria com a Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição (CEPPIR-GHC) para elaboração de um projeto de saúde destinado à população negra. O encontro aconteceu nesta semana, em Canoas, entre a coordenadora da COPIR, Maria Aparecida Mendes, e os coordenadores do CEPPIR-GHC, Renata Lopes, Flávio Bécco e Maria Geneci Macedo Silveira.

O projeto é baseado na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da População Negra, para ser implementado no município, em cumprimento com a Portaria Federal 992/2009, que institui a inclusão social e qualidade na assistência. Segundo Maria Aparecida, a importância da política é o direito a saúde: “É o fundamento constitucional e condição substantiva para o exercício pleno da cidadania”.

A ideia é criar um comitê técnico para trabalhar as ações do projeto, que envolvem a divulgação das informações para a comunidade, através de cartilhas e palestras de conscientização. Estes gestores vão receber formação e capacitação para desenvolver o trabalho.

Os coordenadores da CEPPIR-GHC apresentaram as atividades e experiências que são desenvolvidas na instituição, para diminuir as desigualdades raciais e oferecer um melhor atendimento no Sistema Único de Saúde - SUS. Um dos temas trabalhados em palestras pela entidade, é como diagnosticar e atender a pacientes com anemia falciforme na porta da emergência.

Entenda o que é Anemia Falciforme

É uma enfermidade hemolítica crônica e resulta da destruição prematura dos glóbulos vermelhos do sangue. A anemia falciforme é uma doença hereditária comum no Brasil. Sua origem é na África, mas hoje pode ser encontrada em diversas partes do mundo. No país, essa doença é presente devido ao elevado número de africanos trazidos à força para o trabalho escravo e constituem uma das bases da formação da população afro-descendente.

Priscilla Freitas