Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bacharelado em Gênero e Diversidade na Universidade Federal da Bahia

Bacharelado em Gênero e Diversidade na Universidade Federal da Bahia

A professora Silvia de Aquino, da Universidade Federal da Bahia, informa que o curso de graduação em Gênero e Diversidade terá 50 vagas no próximo vestibular. Uma ótima oportunidade para quem quer um curso mais próximo da realidade, com uma visão crítica e com um potencial grande no mercado de trabalho.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA

BACHARELADO EM GÊNERO E DIVERSIDADE

Ofício 05/GD/2011 Salvador, 08 de junho de 2011.

Prezadas (os) Senhoras (es),

Estamos encaminhando, em anexo, o cartaz do curso de Graduação, modalidade Bacharelado, em Gênero e Diversidade. Este é um curso da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criado em 2008, e que tem por finalidade preparar profissionais para o planejamento, execução e avaliação de políticas públicas com o enfoque de Gênero e Diversidade.

Como as senhoras(es) bem sabem, com a formalização de acordos internacionais e pactuações nacionais e estaduais em torno da questão de gênero e diversidade (o que deve incluir raça/etnia, idade/geração, orientação sexual, etc.), há uma crescente demanda por profissionais especializados(as) para trabalhar com essas questões. Sendo a perspectiva de gênero transversal, a demanda por profissionais nessa área tende a crescer em todo o território nacional, como se verifica em outros países. É a esta demanda que o Bacharelado em Gênero e Diversidade vem responder, sendo a primeira graduação com este perfil, até o momento, no país.

Destacamos que os cargos que um(a) profissional com essa formação pode ocupar, dentre outros, são: a) Assessoria técnica de ministérios, secretarias, instituições públicas; b) Técnicos (as) de Organizações não Governamentais, Instituições Filantrópicas e Fundações; c) Coordenação e execução de pesquisas em instituições públicas e privadas; d) Carreira acadêmica em instituições públicas e privadas; e) Técnico (a) especializado (a) em gênero e diversidade em empresas com programas de responsabilidade social e equidade.

Para maiores informações sobre o nosso curso, recomendamos uma visita ao site: http://www.neim.ufba.br/site, clicando no link Ensino e Formação. Sobre o vestibular da UFBA: http://www.vestibular.ufba.br.

Por fim, solicitamos a gentileza de divulgar os cartazes entre os contatos de sua instituição. Certas de sua compreensão e apoio, agradecemos a atenção antecipadamente.

Cordialmente,

Profa. Dra. Silvia de Aquino

Coordenadora do Colegiado do Bacharelado em Gênero e Diversidade

Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA

cartaz2011ufba

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM

A retomada do projeto "emancipacionista" das mulheres no Brasil, em meados dos anos 70, foi marcada não apenas pela ampla mobilização de mulheres em torno de questões específicas à condição feminina em nossa sociedade, mas também pelo crescente interesse em estudos e pesquisas em torno dessa temática, dando margem ao surgimento de grupos, núcleos de estudos nessa área em diferentes universidades brasileiras, bem como em associações científicas nacionais, constituindo-se em espaços privilegiados para a necessária permuta de experiências e o aprofundamento de reflexões teórico-metodológicas sobre a problemática da mulher e relações de gênero.

A história do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM tem refletido estes avanços. Criado em maio de 1983, como núcleo então vinculado ao Mestrado em Ciências Sociais da UFBA, o NEIM se destaca não apenas por ser o núcleo de estudos feministas mais antigo do país, como também por sua atuação marcante e continuada na promoção de uma serie de atividades nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo sempre em vista a formação de uma consciência crítica acerca das relações de gênero hierárquicas, predominantes em nossa sociedade, e da conseqüente especificidade da condição feminina.

Em 1995, o NEIM conquistou um lugar de maior destaque na UFBA, ascendendo à categoria de órgão suplementar. Hoje o Núcleo é reconhecido pela sua competência, tanto no âmbito nacional quanto internacionalmente, destacando-se dentre os principais centros de ensino e pesquisa na área dos estudos sobre a mulher e as relações de gênero do país. No âmbito nacional tal reconhecimento materializa-se com a criação do programa de Pos-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), o primeiro nessa temática no país e na América Latina

Formado inicialmente por um pequeno grupo de professoras e alunas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, muitas oriundas do Grupo Feminista Brasil Mulher, o NEIM logo passou a contar também com a participação de docentes vinculados a outras unidades de ensino e pesquisa da UFBa. Atualmente o NEIM dispõe de uma equipe de mais de 25 pessoas, incluindo professoras pesquisadoras, pesquisadoras associadas, bolsistas, estagiárias/os, e pessoal técnico-administrativo.

OBJETIVOS

Estimular a realização de estudos e pesquisas interdiciplinares sobre as questões das mulheres e relações de gênero.Desenvolver o ensino sobre o tema através da promoção de cursos, seminário e debates.Fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas que visem a equidade de gênero.Desenvolver atividades de extensão e assessorias, contribuindo para o encaminhamento prático de soluções de problemas ligados às mulheres.Participar de eventos nacionais e internacionais relativos às questões das mulheres e relações de gênero.Publicar e divulgar resultados de pesquisas em torno da temática mulheres e relações de gênero.Manter centro de documentção com publicações nacionais e estrangeiras, além de trabalhos inéditos (teses, etc)

Direção atual
Márcia Macêdo (diretora)
Silvia Lúcia Ferreira (vice-diretora)
neim@ufba.br