Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Assobecaty no 1º Encontro de Blogeiros e Twiteiros

 

Aconteceu em Porto Alegre o 1º Encontro de Blogeiros e Twiteiros do estado do Rio Grande do Sul, nos dias 27,28,29, de maio. Para nós das Comunidades Tradiconais de Terreiros foi uma satisfação dia 29estarmos participando deste marco histórico da Inclusão digital , onde  estão acontecendo encontros simultanêos em todo o país. A organização do evento ficou por conta da Blogsprogs saber que a cada nova edição, há um novo desafio, nos da a certeza de estarmos contribuindo e fazermos parte da formação e difusão  de opinião , pioneiros por nos definirmos como pertencedores do movimento inclusão digital no axé, como ativistas digitais.

ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá   desde o ano 2000,  vem aprendendo a trabalhar com  a comunicação e tecnologia,  esse processo é ao mesmo tempo que é árduo é lento, acrescido das dificuldades de romper com o processo de invisibilidade histórica de  mulher negra , comunidade de religião de  matriz africana . Esse trabalho vem se realizando com  esforços coletivos, e se existem , pessoas  que não conseguem reconhecer e dar valor é por mera ingenuidade ou má fé.

Estamos hoje engajados no movimento transformador da blogsfera , de combate o cerceamento da liberdade de expressão , movimento que não tem uma hierarquia, não tem retirada de delegados, é um movimento estritamente democrático, onde cada ativista,  tem que ter a consciência de produzir mais e com mais qualidade. Isto é um movimento que o sucesso, vai depender do trabalho e dedicação, impenho pessoal, agregado com a articulação com a rede, que também não tem chefe.

DSC09324São por essas e outras razões, que neste evento registramos que temos atualmente 38 blogs , dois colaborativos, com  temáticas variadas , aprofundando a discussão, nas questões racias e comunidades tradicionais de terreiros  através da “Revista Conexão Afro ”, um jeito novo de embarcar nos recursos da midia digital, uma forma peculiar de sairmos do anonimato e levarmos questões pertinentes a nossa comunidade afrobrasileira.

O  encontro Nacional  irá ocorrer nos dias 17,18,19 de junho em Brasília, com a presença confirmada do Ex.Presidente Lula, 1º Encontro Nacional de Bloqueiros e Twiteiros do Brasil !