Muito poucas pessoas sabem que o ano 2011 foi declarado pela ONU- Organizações das Nações Unidas como o Ano Internacional Afrodescendente, Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, aderiu não só a proposta, aderiu ao movimento dos poucas organizações que tomaram a iniciativa de somar esforços para dar destaque, a esta conquista histórica da cultura negra no mundo .
Durante o ano esta sendo realizadas diversas atividades de ações afirmativas de valorização da cultura negra, no mesmo ano em que completou os 77 anos de existência e 23 anos de Conotação Juridica.
Alguns filhos e amigos, foram surpreendidos com a alteração do calendário, a pequena alteração, ocorreu pela necessidade de receber a nova filha Liliane de Iansã. A decoração foi organizada com muito zelo e respeito pela raiz ancestral.
Entre os orixás frenteiros, orixás de lutas e vitórias esta a orixá feminina do panteon africano a orixá guerreira Iansâ, foi uma filha de Iansã que provocou mudanças no calendário festivo da casa tradicional Assobecaty, Agora é só aguardar Mãe Carmen de Oxalá.