Agenda Cultural : África no Brasil
É com imensa satisfação que compartilho agenda cultural ; África no Brasil com que o autor Prof. Dr. Sidnei Barreto Nogueira veio ao estado fazer o lançamento do Livro de coisas do Povo do Santo que sem dúvida nenhuma, já entrou para galeria dos grandes acontecimentos culturais da temporada, daqueles prá se guardar na memória para sempre.
Os atraso
1º de Julho POA
Atrasos ocorridos na quarta-feira ( 01/06), provocou efeito cascata na malha aérea em todo país. O horário previsto para chegar o autor do Livro Coisas do Povo do Santo, era ás 18 horas, houve um atraso de duas horas. Consequentemente , os convidados que estavão aguardando na churrascaria não conseguiram aguardar mais, devido ao adiantado da hora.
Enquanto retiravam as malas do carro, no sagão do Eko Residence Hotel, fui suprendida pelo Prof. Dr. Sidnei, ao me ofertar um presente.
PORTO ALEGRE - O1 de Junho - JANTAR
Haviamos programado levá-lo a uma churrascaria que remete aos nossos hábitos tradicionais dos galpões dos CTGs, o restaurante escolhido possui fogo de chão, uma variedade de artigos gauchesco, chimarrão, shows tradicionalista. Neste espaço foi oportunizado aos convidados, saborear a culinária campezina e as variedade de carnes assadas do típico churrasco gaúcho.
O professor não aparece nas fotos, por fazer questão, de fazer os registro fotográfico , para mostrar para os amigos e alunos.
Até aqui , não haviamos comentado ele não veio sozinho, ele trouxe uma comitiva, Yá Joesia de Oxosse, sua Mãe biológica, acompanhada com três filhos de santo.
GUAIBA – 2 de Junho
Palestra e lançamento da 1ª edição do livro COISAS DO POVO DO SANTO
Na manhã do dia 2 de julho ás 9 horas , o Prof. Dr .Sidnei Barreto Nogueira, , foi recebido pela Secretária de Educação Lucia Polanskizi, deu boas vindas ao mestre que proferiu uma palestra para professores das redes públicas e privadas na 22ª edição da Feira do Livro em Guaíba.
Secretária Municipal de Educação Lúcia Polanski , recebeu o Professor, na ocasião reafirmou a filosofia da sua gestão “ falar em educação é falar mais em sementes que frutos; mais em plantios que colheitas; é traçar um rumo e investir na caminhada. A secretária assistiu toda a palestra realizada pela manhã.
Palestra para professores das redes públicas e privadas
Antes de sairmos para o almoço tiramos esta foto, que registra nossa contribuição para a implementação da Lei 10.639, e as transformações que a Assobecaty , vem provocando no campo da politicas públicas em âmbito, municipal, estadual e nacional.
GUAIBA – 2 de Junho- Almoço
O escritor almoçou com a Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Sra Claudia Mara Borges e a representante da Secretaria Municipal de Educação, a sra Janaína Rodrigues Macedo.
Este é uma parte do centro da cidade de Guaíba, recebe o nome do rio que lhe banha. Observem a paisagem…
Assessora Técnica de Língua Portuguesa da SME Janína Rodrigues Macedo, convidou o palestrante para ver o sol na beira do Rio Guaíba.
"Realmente é muito bonito” essas palavras são do Prof. Sidnei ao elogiar o centro da cidade.
GUAIBA – 2 de Junho Tarde
A tarde a rede escolar, também foi contemplada com a formação
GUAIBA – 2 de Junho- Final de Tarde
Coquetel de LANÇAMENTO DO LIVRO COISAS DO POVO DO SANTO
Nesta quinta-feira, dia 02/junho, ás 18:30 foi realizado o coquetel de lançamento do 1º livro Coisas do Povo de Santo do Prof. Dr. Sidnei Barreto Nogeira. O título foi publicado pela Editora Manole, e atraiu mais de trezentas pessoas, num evento regado a refrigerante , canapés e muito burburinho.
Religiosos de matriz afro , professores , políticos, advogados, universitários, estavam na fila para conseguir o autógrafo do autor na 22ª Feira do Livro. O discurso da Secretária de Turismo e Cultura, fez uma menção honrrosa aos 77 anos de resistência e 23 anos de conotação juridica da Assobecaty. A Comissão Permanente e Impulsora da Semana Municipal da Umbanda e daas Religiões de Matriz Afro, foram representada por Pai Roni de Ogum, Mãe Geni de Iemanjá e Pai Ricardo de Oxum.
A 22ª Feira do Livro , no municipio de Guaíba este ano teve uma pauta inclusiva, a questão da lei 10639, associada com a cultura das coisas do Povo do santo.
A Secretária e Turismo e Cultura, Claudia Mara Borges, falou em nome das entidades que promovem a Feira do Livro. Ela apresentou as homenagens a Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanja, pela passagem de 77 anos e 23 de Conotação jurídica.
GUAIBA – 2 de Junho – Noite
A palestra da noite lotou, quem chegou mais tarde teve que ficar assistindo de pé
Mãe Bere, Mãe Geni, Mãe Mariazinha de Yemanjá da cidade de Alvorada
Esta não estava no script, no final da palestra, aconteceu novamente o momento de autógrafos,
Os representantes do município de Alvorada, vieram na cidade de Guaíba prestigiar a palestra do professor através da coordenadora da Diversidade Professora Maria Dolores e Mãe Mariazinha de Yemanjá .
ALVORADA – 3 de Junho
Secretária Jussara Conceição Véras de Bitencourt abriu a atividade
A Diretora Geral do Espaço da Diversidade, professora Maria de Lourdes Santos da Silva, salientou a importância deste momento,
PORTO ALEGRE – HORÁRIO DO MEIO DIA - 3 de Junho Programa Estação Cultura , na TVE
ALVORADA – 3 de Junho
ESTEIO – 3 de Junho
À solenidade de Lançamento do Livro coisas do Povo do Santo, na cidade de Esteio aconteceu na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, contou com a presença dos anfitriões que deram boas vindas aos convidados.
Prefeito Gilmar Rinaldi e Jauri Machado Coordenador da casa de Cultura deram as boas vindas. Com todo o frio , a casa estava com ambientação temática, quadros afros encheram os olhos dos convidados, com o mesmo cuidado, foi ofertado um coquetel com comidas típicas afro gaúchas.
Mãe Dolores da cidade de São Leopoldo veio pretigiar a obra literárias.
Encontrei Pai Joel de Oxalá da cidade de Novo Hamburgo, conversando nos reconhecemos como irmãos de santo, lá da casa do Pai Romário de Oxalá, que familia grande ele deixou, para quem não sabe foi um dos expoentes que disseminou a Nação dos Orixás Cabinda, no estado do Sul.
GUAIBA – Sabado 2 de Junho manhã ASSOBECATY- Oficina da Lingua e Cultura Yorubá
O frio não impediu das pessoas participarem da oficina, fica evidente que essa comunidade pulsa o desejo de mantermos a África Viva.
Pai Flavio da cidade de Alvorada, foi o primeiro a chegar, Pai Flávio foi aluno do 1º Curso da lingua Yorubá, na Universidade Ulbra Canoas, quanto trabalhavamos neste espaço de formação e construção de conhecimento propomos e gestamos o Curso de extensão da cultura e língua Yorubá.
“Eu sou a Palavra que sai da minha boca”
Foi a primeira frase que o professor Sidnei abriu a oficina da Lingua e Cultura Yorubá, na sede da Casa tradicional – ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Afriicana Tempo de Yemanjá, na manhã de sabado dia 04 de Junho de 2011.
Estava muito frio, mesmo assim tivemos um público considerado bom para a realização da oficina.
GUAIBA – 2 de Junho Tarde
Mãe Geni de Iemanjá, para nós, na sua nação Geni Muxi , não pode participar da Oficina da Cultura e Lingua Iorubá por ter atividades no seu barracão, mas tirou um tempo para se despedir do mestre Sdnei, nesta foto estão Mestre Sidnei e Makota Geni Muxi acompanhados de seus filhos de santo.
O professor mostra que o saber coletivo é capaz de produzir, entre outras coisas, um grande instrumento de qualificação do exercício da religiião afro Brasil e do relacionamento com a sociedade.
Agradeço aos filhos e netos do Ilê que puderam estar juntos neste dia.
Pai Flávio, Mãe Ana , Mãe Cristiane de Oxum, Lisiane e esposo nos encontramos por um ideal.
Está instalado o Núcleo de Estudos da Cultura e da Língua Yorubá - Assobecaty- Guaiba/RS
PORTO ALEGRE – 2 de Junho noite
CASA DE CULTURA
A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os espaços estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro a literatura,realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
É nela que acontceu o ato de lançamento do Livro Coisas do Povo de Santo, aconteceu neste sabado dia (04) de Junho de 2011, ás 20 horas com resultados positivos.
Ao mesmo tempo em que houve o Lançamento do Livro Coisas do Povo do Santo, encerrou a agenda do Prof . Dr , Sidnei Barreto Nogueira no estado. Mesmo sendo estilo Roda de Conversa, o cerimônial ficou sob orientação da Professora Denise Flores, da diretoria da ASSOBECATY.
Esse evento é fruto do protagonismo da casa tradicional Assobecaty, que no ano afrodescendente está provocando o debate, ao mesmo tempo que acreditamos que nunca a casa de cultura tenha abrigado uma manifestação social, cultural semelhante, intenção de contribuir na construção da visão inclusiva pluricultural na agenda cultura do estado.
A noite fria, não impediu que os apaixonados pela leitura fossem apreciar o último dia de lançamento , que se estendeu em quatro dias, muitas pessoas foram atriaídos pela proposta de lançamento do livro, oficinas para professores 10.639 e a Oficina da Cultura e Língua Yorubá: Eu sou a Palavra que sai da minha boca, onde a comunidade em geral foi agraciada e a estrela maior foi aprendermos ver a África no Brasil com outro olhar.
O Professor Sidnei Barreto Nogueira encantou o público, por sua autenticidade, como linguísta se expressa de uma forma original. Nós da Assobecaty- Associação Beneficente Cultural africana Templo de Yemanjá , no ano em que completamos 77 anos, como proponente do evento, temos o sentimento de dever cumprido, que só foi possível por termos encontrado parceiros que fizeram adesão a esta Agenda Cultural : África no Brasil
Clóves Silva Coordenador do Gabinete de Politicas Públicas para o Povo Negro, Mãe Carmen de Oxalá – Assobecaty e Marcelo Azevedo diretor de Cidadania Cultural da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul
Professor Sidnei Barreto e Clóvis da Silva, Coordenador do Gabinete de Politicas Públicas para o Povo Negro
Professor Sidnei e o coordenador da Política de Pontos de Cultura, João Ponte e sua companheira.
O Abraço de Marcelo Azevedo é diretor de Cidadania Cultural da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul, encerra o evento
O compartilhamento da agenda foi discutido e dividido com todos com toda atenção e cuidado, com precisão para dar tudo certo. o que consolida o sucesso da parceria com a Secretária Municipal de Educação e Turismo e Cultura, de Guaíba, Secretaria de Educação de Alvorada a Coordenadora da Diversidade ,Secretaria de Cultura de Esteio, Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mario Quintana, TVE, que nos receberam e aprovaram este formato.
È muito raro juntarmos os dois adjetivos para o mesmo evento, sucesso de publico e elogios não faltaram durante os 4 dias de atividade, e só foi possível com os parceirios que deram condições de beneficiar muitas pessoas.
O carísma do autor é impressionante é muito raro um palestrante ter ótima aceitação por parte de todos os públicos. Agradecemos os parceiros que se engajaram na realização deste evento e que se empenharam para a realização.
Parafraseando o poeta “ sonho, só é um sonho, mas quando sonhamos junto é por isso que contruimos esse momento de realidade".
Lançamento deste porte, sem dúvida nenhuma, já entrou para galeria dos grandes acontecimentos culturais da temporada, daqueles prá se guardar na memória para sempre.
É muito raro encontrarmos dois adjetivos para o mesmo evento, sucesso de publico e elogios, só pode ser Coisas do Povo de Santo.
FALAR com Mãe Carmen de Oxalá
Fone: (51) 97010303 e 84945770
.