A Associação Mocambo realiza a Oficina Valores Civilizatórios Afrobrasileiros: em busca da cidadania plena durante o Fórum Social Mundial/2012 traz o projeto “A Cor da Cultura” como protagonista do debate acerca da aplicação da Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade da inclusão da História da África e da Cultura Afrobrasileira no currículo escolar da rede escolar público e privado do ensino fundamental e médio, construindo uma relação direta com a territorialização e o pertencimento do povo negro aos seus espaços de resistência sócio cultural na sociedade brasileira.
A Cor da Cultura é um projeto social de valorização do patrimônio cultural afrobrasileiro e de reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira. O projeto deseja ser uma contribuição efetiva para a aplicação da Lei 10.639/2003, aspirando também lançar bases para a sustentabilidade e autonomia na utilização dos materiais e metodologias para o fortalecimento das redes de educadores e de multiplicadores.
A MOCAMBO é um projeto social em defesa da cultura afrodescendente e de seu pertencimento na história brasileira. A Associação de Moradores e Amigos da Cidade Baixa _ MOCAMBO, carrega em sua história referências que comprovam seu compromisso: seja na criação do CRAB (Centro de Referência Afrobrasileira); em integrar a primeira Griôta reconhecida pela cidade de Porto Alegre Professora Elaine Rodrigues ou ao protagonizar a consolidação do Museu do Percurso do Negro em Porto Alegre, entre outras conquistas de referência estrutural e de marcação territorial da cultura negra.
O evento Valores Civilizatórios Afrobrasileiros: em busca da cidadania plena, propõem debater os conceitos e africanidades brasileiras. A Mocambo entende que a participação ativa da sociedade civil, antiracista e pela promoção da igualdade racial deverá ser efetiva, portanto a necessidade de capacitar e proporcionar a territorialização dessa referência, o seu pertencimento em forma de estrutura real.
O tema nos remete a buscar uma análise-avaliação das políticas públicas de ações afirmativas em desenvolvimento, bem como a inserção das organizações afins, nessas políticas. Propomos uma redefinição de agenda, focando na estruturação dos espaços afro-culturais urbanos, nos terreiros, no pertencimento ao território negro.
Pretendemos realizar no Espaço Comunitário-Cultural Mocambo, na Avenida Loureiro da Silva, 1530, em frente ao Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre, através da roda de conversação e debate a partir dos valores civilizatórios afrobrasileiros_ circularidade, energia vital (axé), corporeidade, musicalidade, ludicidade, coletividade/ comunitarismo, oralidade, memória, religiosidade e ancestralidade.
1. Circularidade,Coletividade,comunitarismo _ o começo e o fim se imbricam, as hierarquias mudam, circulam; a energia transita num circulo de poder e saber que não se fecha nem se cristaliza, mas gira, circula, transfere-se, coopera.
2. Energia Vital, Axé, Religiosidade_ a revelação da circularidade da vida. Todos os elementos se relacionam entre si e sofrem influência uns dos outros. Tudo é sagrado, é divino. Todos os elementos da natureza, todos os seres. Os orixás são homens e mulheres jovens e idosos, crianças, alegres, guerreiros, dengosas, brigonas, doentes, com deficiência, homossexuais, bissexuais. Diversos e plurais.
3. Oralidade, Memória, Ancestralidade_ a fala, a palavra dita ou silenciada, ouvida ou pronunciada, tem poder. A transmissão oral da memória do Povo Negro. A lembrança descortinada, desenterrada. O passado, a sabedoria, os olhos das mais velhas (os), de quem traz no legado, de quem foi e é testemunha da história. A dimensão ancestral carrega o mistério da vida, da transcendência.
O evento será um espaço de atividades interativas permanente durante o período de realização do FSM/2012, no espaço Mocambo, tendo: cozinha afrobrasileira, bazar cultural, oficinas interativas com artistas convidados para confecção junto com os participantes, espaço lúdico infantil.
O QUE: Oficina Valores Civilizatórios Afrobrasileiros: em busca da cidadania plena
ONDE: Espaço Cultural MOCAMBO, Av. Loureiro da Silva, 1530_ em frente ao Largo Zumbi dos Palmares
QUANDO: 26/jan/2012, às 14h
QUEM: Associação MOCAMBO/RS
Responsável:
Elaine Rodrigues (51 81376198)
Coordenação:
Richard Gomes (51 84549648)