Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Convite KITAANDA BANTU‏

Vaana mbote! (Saudações!)

A Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU é membro titular da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais e da Comissão Estadual de Sustentabilidade para Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, onde representa os Povos de Terreiro e tem a atribuição de promover discussões para a implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, conforme o Decreto Presidencial nº 6040.

Neste sentido, desde o ano de 2006 estamos construindo um caminho para o etnodesenvolvimento de Povos de Terreiro, através de uma iniciativa denominada KITAANDA BANTU. Apesar de não dispormos do apoio financeiro de nenhum órgão, esta iniciativa realiza ações para a mobilização, fortalecimento da organicidade, formação para o etnodesenvolvimento, divulgação e comercialização de produtos e serviços de 42 (Quarenta e dois) Povos de Terreiros, entre os quais também se encontram Comunidades Quilombolas, Extrativistas, Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais.

Ao longo dessa trajetória celebramos a realização de diversas feiras itinerantes, participação em eventos (inclusive internacionais), fortalecimento do compartilhamento de conhecimentos respeitando a Ancestralidade e a preservação do nosso Patrimônio Imaterial, de tal forma que a Kitaanda Bantu vem participando de seminários envolvendo o etnodesenvolvimento e o etnoturismo como “experiência exitosa”. No ano de 2011 comemoramos a confecção de estruturas metálicas, segundo os modelos propostos pelas lideranças comunitárias, que vem sendo utilizadas nas feiras itinerantes.

Com o objetivo de dar continuidade a esta caminhada iremos realizar no dia 09 de Janeiro de 2012, às 16h00, no hall de entrada da sede da ACBANTU, a abertura de um espaço fixo de exposições, formação e comercialização dos produtos dos participantes da Kitaanda Bantu, para o qual contamos com sua honrosa presença.

Com grande expectativa aguardamos a confirmação de sua participação e nos colocamos a disposição para maiores informações no telefone: 7133215135 e e-mail: acbantu@acbantu.org.br.

Em anexo segue o convite.

Atenciosamente,

Taata Konmannanjy

Presidente ACBANTU

Visite Rede Afrobrasileira Sociocultur