Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

NOTICIAS DA CIDADE DE BAGE- SAÚDE DA POPULAÇAO NEGRA

Gestores, profissionais de saúde, movimento negro e quilombola reuniram-se para debater a saúde da população negra e quilombola em Candiota
Na última sexta, 13 de janeiro no município de Candiota ocorreu o 1º Seminário sobre saúde da População Negra e Quilombola com ampla participação do Movimento Social Negro e Quilombolas, sendo uma realização da Secretaria de Saúde de Candiota e organizado pelo Centro de Estudos e Cultura Afro-brasileiro Kilombo de Bagé, o evento também contou com apoio do convênio Prociba/Oraper(Programa cidadão Bagense/Oficinas Regionales Analises Políticas Equidad Raciales), que estão conveniados para desenvolver políticas públicas e programas para equidade racial  em toda região, a partir de experiências em outros países da América Latina.

      O evento contou com a presença da Prof.ª do curso de medicina da UFRGS e pós doutora em medicina, Lúcia Silla, o chefe do Serviço de Auditoria do SUS no RS, Stênio Dias Pinto Rodrigues; Presidente da Associação Gaúcha de Anemia Falciforme, Neusa Carvalho e a Conselheira Estadual de Saúde, Sandra Gomes da Silva. O objetivo do seminário foi alertar e capacitar os profissionais da saúde para as especifidades da saúde da população negra. O Prefeito Luiz Carlos Folador abordou em seu pronunciamento sobre as Políticas Públicas implementadas pelo município para a população negra e quilombola assim como ressaltou a importância do evento, que tem como  objetivo debater e buscar ações em relação a igualdade racial. O Secretário Ancelmo Camillo agradeceu a organização do evento e afirmou que irá implantar as políticas apresentadas no seminário. O evento teve representação do Quilombo Candiota, Quilombo de Palmas, Comitê Técnico da Saúde da População Negra de Bagé e outras representações. César Jacinto responsável pela organização agradeceu a todos ressaltando a parceria com a Secretaria de Saúde de Candiota e o apoio do Prociba/Oraper no desenvolvimento das atividades regionais para equidade racial.

Postado

Blog do Jacinto