Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Divulgados ganhadores do Prêmio Saúde da População Negra 10/01/2012 15:58:50

 

Foto: Samuel Maciel/PMPA
Artigo acadêmico e duas experiências exitosas serão premiados quinta, 12

Artigo acadêmico e duas experiências exitosas serão premiados quinta, 12

A Secretaria Municipal de Saúde entrega nesta quinta-feira, 12, às 11h, no Centro de Saúde Modelo (rua Jerônimo de Ornelas, 55), o prêmio Promoção da Equidade em Saúde - Saúde da População Negra, que irá premiar autores de projetos bem sucedidos e de artigos acadêmicos em benefício da comunidade afrodescendente. As experiências exitosas foram classificadas de acordo com os critérios de experiência inovadora, capacidade para um projeto permanente, para a interação entre trabalhador e usuário e impacto.
Os artigos acadêmicos foram classificados de acordo com os critérios de Identificação e levantamento das necessidades da população negra de Porto Alegre, relevância para a proposição e direcionamento de políticas públicas voltadas à população negra, capacidade de diálogo e apropriação pelos campos de prática assistencial, capacidade de investigação e análise em outras realidades brasileiras - transferibilidade (estudos quantitativos) ou generalização analítica (estudos qualitativos).
No projeto vencedor, duas pessoas indicadas pela equipe onde a experiência foi desenvolvida (uma de nível superior e outra de nível fundamental ou médio) serão contempladas com um intercâmbio com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, por cinco dias, com todas as despesas pagas. Já o autor do artigo ganhador receberá certificado e participará também do intercâmbio com a prefeitura da capital baiana.
Incentivo - Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre pretende estimular a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e combater o racismo, as desigualdades entre as raças e a discriminação nas instituições e nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O Plano Municipal de Saúde da SMS já contém diretrizes específicas para a comunidade negra.
Vencedores
Artigos Acadêmicos
Homicídios em adolescentes na cidade de Porto Alegre e seu impacto na população negra - Autora: Ana Rosária Sant'Anna
Experiências Exitosas
Para esta modalidade serão premiadas duas experiências, pois o resultado final teve empate.
Horta Orgânica Terapêutica
Autora: Maria de Lourdes Marchesan
Local da ação: Quilombo Fidelix
Serviço de Saúde: Equipe de Saúde da Família Modelo
Espaço Oliveira Silveira
Autoras: Eunice F. S. Bernardes e Miria Patines
Local da ação: Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro
Serviço de Saúde: Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro