Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

BABA XANDECO QUEM ACONSELHA A SAÚDE NA MATRIZ AFRICANA NO RIO GRANDE DO SUL

 

Inter-religiosa de Páscoa da UE/RS

Recentemente ocorreu , no Auditório da Unidade Estadual do IBGE do Rio Grande do Sul, foi realizada a Cerimônia Inter-religiosa em celebração à Páscoa. Contamos com a presença de representantes de três correntes espirituais: Católica, Evangélica Luterana e de Matriz Africana.
O evento foi iniciado com a apresentação do Coral Conta e Canta o Brasil, do IBGE do RS. O grupo apresentou, ao longo da celebração, as músicas Magnificat, Amor Amor,Aleluia, Laude Pueri Dominum e Yonder Come Day.
A seguir, o Pastor Eloir Weber, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil apresentou uma reflexão sobre as armadilhas que a vida nos apresenta, e que podemos contar sempre com a misericórdia de Deus para nos ajudar a sair de tantas atribulações.
O segundo a se apresentar foi o Baba Xandeco de Xangô, da comunidade de Matriz Africana, que falou sobre o egoísmo e a ganância que imperam na nossa sociedade, e que a Páscoa, como momento de reflexão e transformação, deve nos tornar pessoas melhores durante todos os momentos, e não apenas na época de Páscoa.
Por fim, falou o Diácono Carlos Prieto, representando a Igreja Católica, refletindo sobre a relação de tolerância entre as diversas religiões, e lembrando que a abstinência praticada pelo cristão durante a Quaresma deve ter um significado, uma reflexão, buscando uma melhora espiritual, ou este voto não tem valor.
Ao final do Evento, a servidora Marli, coordenadora do Projeto Qualidade de Vida - PQV, convidou a todos para rezar de mãos dadas o Pai Nosso. Na saída, foi servido pão e suco de uva aos presentes, em alusão ao pão e vinho da Santa Ceia celebrada por Cristo na Páscoa.

securedownload (1)
Da esquerda para a direita, na mesa: Diácono
Carlos Prieto, Pastor Eloir Weber e Baba Xandeco de
Xangô. Em pé, à direita, Marli Aquino, Coordenadora do 
PQV-RS

securedownload (2)
O Coral do IBGE/RS - Conta e Canta o Brasil
apresentou 5 músicas alusivas à Páscoa

securedownload (3)
Na entrada do auditório, estavam expostos
produtos confeccionados pelo Grupo de Geração
de Renda com a temática de Páscoa.

securedownload (4)
Da esquerda para a direita, Vanderlan Souza, 
Gerente de Planejamento e Supervisão, Diácono
Carlos, José Renato Braga de Almeida, Chefe da
UE/RS, Baba Xandeco, Marli Aquino, Pastor Eloir
e as colegas Norma e Flor.


A capacidade de despertar a curiosidade é a premissa de toda criação, seja na arte ou na ciência.
Erich Fromm

Atenciosamente,
Guilherme Grava Ferreira
UE/RS GRH-SAE
51 3778-5142
guilherme.ferreira@ibge.gov.br
Nossa Missão: "Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania."