Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Morre pesquisador e babalorixá José Flávio Pessoa de Barros

O pesquisador e babalorixá com um de seus livros Foto: Fábio Seixo Cíntia Cruz

Tamanho do texto

Religiosos de matrizes africanas lamentam a morte do babalorixá, professor e escritor, José Flávio Pessoa de Barros, nesta segunda-feira, aos 66 anos. O sacerdote públicou dezenas de títulos sobre religiosidade. Babalaô e membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, ressaltou a perda dupla sofrida com a morte de José Flávio.

- Além de ser um brilhante intelectual que pesquisava os temas referentes às religiões, era um sacerdote que mantinha sua casa, seguindo as tradições.

A Presidente da Congregação Espírita Umbandista do Brasil (Ceub), sacerdotisa Fátima Damas, também manifestou seu pesar pelas perdas religiosa e intelectual sofridas com o falecimento do acadêmico.

Rosiane Rodrigues, jonalista e blogueira do “Religião e Fé”, lamentou a morte dos dois importantes nomes do candomblé: José Flávio e Abdias do Nascimento, que morreu na última terça-feira.

- A comunidade afro-religiosa perdeu dois grandes símbolos nestes últimos dias. José Flávio tinha consciência política e postura religosa. Era da academia, mas também tinha um compromisso muito grande com o orixá.

O corpo de José Flávio será sepultado nesta terça-feira, no Cemitério do Pechincha, na Rua Retiro dos Artistas,307, Pechincha, Jacarepaguá, às 10h. A causa da morte não foi divulgada.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/morre-pesquisador-babalorixa-jose-flavio-pessoa-de-barros-1915815.html