Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

ROUXINOL: INTECAB/SP-CARTA 1. DE MAIO-CUT/SP

Bom dia a todas e a todos trabalhadoras e trabalhadores!

Egbomy 1Peço minha benção, motumbá, colofé, mukuiu, saravá, auremin, beni,beni.
Sejam bem vindos!!!

Paz, shalon,
As trabalhadoras e trabalhadores presentes neste Ato Inter religioso realizado pela Cut/SP.
Este ato Inter religioso para nós Povo do santo, do axé, tem uma grande simbologia e entrará para os anais de nossa história, das Religiões Afro Brasileira de Matrizes Africanas.
Sabem porque?

Não é somente a Beatifcação de João Paulo II em Roma que está sendo vista pelo mundo, nós sacerdotes religiosos de Matrizes africanas e demais denominações estamos sendo visto pelos olhares de nossos Deuses do Panteão africano e pelos nossos irmãos (as) que vieram de vários Continentes para fazerem parte da grande mudanças no mundo do trabalho a ser realizada pela CUT aqui do outro lado do Oceano numa terra chamada Brasil.
Exmo presidente sr Artur Henrique, querido presidente da CUT estadual descedente de africano sr Adir Santos Lima.

Que prazer por estar aqui hoje!  neste primeiro de maio de 2011, dia este que o Povo do santo, povo do axé e povo das Religiões Afro Brasileiras de Matrizes Africanas se encontram conosco para realização deste momento  mágico que é o Ato Inter religioso, que comungam também com diversas Tradições religiosas.
Aqui não está somente nossos sacerdotes (as) religiosos, mametus, tatetus, babalaos, mães, madrinhas ogans, ekedes, yakekeres, yamoros entre títulos que são denominados dentro das Religiões afro.Títulos que são denominados dentros das  Religiões afro. Aqui estão as trabalhadoras e (os) que ajudaram e pisaram no chão para as construções nas grandes fabricas do Brasil e foram escolhidos por Olodumare, Odudua, Orimilá, Orixalá e Obatalá para cultuar, seguir, estar, participar desta religião tão discriminada combatendo a pobreza, injustiça social, e promover emprego digno e justo para todas as rabalhadoras e trabalhadores.
Mas sabe sr. presidente da CUT/Estadual aqui estão também atraz destes títulos! estão pais de familia que saem de seus lares para exercer suas funções de trabalhador braçal, empregada domestica e profissionais do lar, tercerizados, autonomos, subcontratados e trabalhadores formais com a grande preocupação de não poder ir trabalhar com suas vestes, sua identidade religiosa e sacerdotais, seus paramentos, adornos, guias, fios de contas, contra eguns, mokans, que são usados em seus preceitos dentro desta religião tão discriminada neste país apesar do Brasil se diz ser laico.
A grande discriminação que sofremos serve de reflexão. Somos adeptos de uma religião milenar, somos a segunda população de negros e negras depois de Africa estamos entre os 7.464.846 sócios da CUT que não podemos usar nossas vestes em nossos empregos estando ou não em obrigações dentro de nossas tradições por periodos curtos ou longos? somos apontados, rotulados, discriminados, injuriados e perseguidos por sermos o Povo do axé.

Uma das  grandes preocupações em nosso dia a dia é hoje com nossas crianças que estão sendo atiradas pelas janelas, encontradas em rios, lixeiras, nossas jovens que sofrem exploração sexual, jovens que sofrem o Bulling, a Violência domestica que está sendo falada e mostrada pelo Brasil afora com nossas trabalhadoras e o aumento do Emprego informal em sua grande maioria sem a proteção social.
Central Unica dos Trabalhadores o que os senhores e senhoras têm a   nos responder para essas mães, pais espirituais e pais biologicos neste momento de luta contra desigualdade racial e social que sofremos?
Precisamos de Mudanças, muitas mudanças nas areas de trabalho?

Faltam politicas no mercado de Trabalho, queremos e precisamos de mais e mais Estágios remunerados para nossos jovens, precisamos de Campanhas com ações efetivas  a violencia contra nossos jovens negros aumenta a cada dia. Temos muito receio, já que levamos nossos filhos na Escola e não sabemos se eles voltarão para casa, assassinatos, balas perdidas, katrinas, surinames, enchentes e vendavais está no mundo.
São nossas crianças, jovens  e idosos os que mais sofrem, sem  contar nossos  jovens  negros e negras haitianos que mais sofrem  com a discriminação da perda de seu ente querido e de não serem adotados por famílias e familiares após os terremotos que sofrem em seus paises.
O que revindicamos neste primeiro de maio?

- Seminário Nacional e Internacional
- Que possamos adentrar com nossos paramentos, que possamos guardar em casa a ser descontado em nossas férias nossos preceitos,
- Que possamos ocupar na Secretaria de Combate ao Racismo da CUT o espaço com Religiosidade no Mercado de Trabalho,
- Que estejamos compondo a mesa nas Solenida des Aberturas.
- Que nas amostras de cinema nossas ações sobre Desrespeito Religioso que assola o país seja mostrada.
- Workshop com os temas Intolerancia Religiosa no Mercado do Trabalho suas tradições, crenças e segmentos,
- Oficinas Culturais são necessárias para que possamos mostrar nossos artesões com seus trabalhos informais para sua Comunidade
- Troca de saberes com Babalaôs dos Continente Africano e o Povo do santo do Brasil
- Cartilha explicativa com parceria da CUT/SP
- Uso de nossas vestes africanas ou brancas em nossos trabalhos
- Flexibilidade em nossos preceitos com os dias que estamos em obrigações
- Que sejamos inseridos na Comunicação e Divulgação da CUT/SP
- Direitos a aposentadoria com a Previdencia com a denominação de Sacerdote religioso de Matriz Africana
- Salario justo para que possamos Combater a pobreza
- Maior policiamento nas portas das Escolas
- Oficinas nas Escolas sobre o Direito do Trabalhador com pais e mães de alunos
- Simbolos de todas as Tradições religiosas nas fabricas e nos espaços da CUT

Trabalhadora s (os) atraz de cada religiosos (a) sentado hoje presente neste primeiro de maio na qual iremos comemorar daqui 12 dias o Dia 13 com rezas, saudações, louvações, cânticos, defunações, incorporações, e benzimentos em homenagens aos nossas pretas velhas (os) está o Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira-Intecab/SP, Pastoral Afro, Cenarab, Secretaria de Combate ao Racismo do PT/Estadual sr Claudio Silva estão na organização deste ato Inter-religioso que estamos realizando hoje. Foram apenas (07) sete dias todos e todas nós, inseridos em todos os momentos com nossas mãos trabalhadoras que sempre ajudarão na construção e realização da CUT.
Somos o Povo do santo, Povo do axé e Povo da Religiosidade que está sempre ajudando e torcendo nas grandes mudanças e transformações dos  primeiros de maio da Central Unica dos Trabalhadores-CUT.
Carinho e axé,
Egbonmy Conceição Reis de Ógùn
Coordenadora INTECAB - SP
Babalorixá Rosevaldo de Oxumarê
Vice-coordenador
Coordenadora Nacionalde Quilombo Urbano-MNU