Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ROUXINOL:Querem expulsar Ogum de São Bernardo

Saudações irmãos

Acabo de chegar da Câmara Municipal, onde 47fdd53b315d9ad11ad189f32b3e9638ficamos de guardiões de Ogum até as 22hs.

As 14:30 hs o panorama que encontramos na Câmara era de indiferença, havia rumores pelos gabinetes que estavam passando um abaixo assinado para a retirada de Ogum, não tivemos acesso a está informação, mas quando chegamos de forma organizada, articulada e com firmeza, o diálogo começou a vigorar.

Fui ao Gabinete do vereador Marcelo Lima que havia autorizado a solenidade da viúva, nos atendeu cautelosamente, pois sabidamente percebeu que não estávamos lá para pedir e sim exigir o cumprimento de nossos direitos. Ouviu-me atentamente e desceu até o saguão onde a imagem de São Jorge estava exposta. Diante de um grupo representativo, que com suas vestimentas religiosas e portando máquinas que registravam seu discurso, inferiu que desconhecia o que acontecia pois havia recebido de herança partidária a solicitação da monção póstuma a um engenheiro, amigo do então Presidente da Câmara, Otávio Manente (falecido recentemente) e apenas cumpria um protocolo, inferiu que a viuva Srª Ângela, no papel de evangélica tinha seus motivos para não aceitar fazer uma homenagem diante de nosso Santo. O vereador foi cobrado em seu papel de representante do povo e no compromisso ao Estado Laico, o mesmo se viu acuado e passou a bola, referiu que não se incomodava com a imagem no local e entendia nossa colocação, mas não nos garantiu que esta ordem fosse acatada pelo Cerimonial, pois a segurança já havia recebido ordens para retirar a imagem às 17h30min. Junto com o vereador , fomos conversar com o chefe do Cerimonial Sr Marcelo Rocco, que mesmo mostrando-se flexível, não nos garantiu que a imagem não seria removida, solicitou que os vereadores envolvidos Marcelo Lima e José Ferreira se reunissem com o Presidente da Câmara Sr Minami, para chegar a uma decisão, bem pq nos próximos dias haveria outras solenidades neste mesmo saguão. No aguardo desta reunião procurei auxilio junto a Prefeitura, mas não foi possível interferência de imediata, a não ser da Secretária de Planejamento que encaminhou solicitação a Secretaria de Governo para articulação. Retornando a Câmara fomos informados que o Presidente da Câmara havia acatado a autorização que tínhamos de uso do local, pois esta havia sido protocolado anterior ao pedido da viúva, no entanto não nos atendeu enviou o Chefe do cerimonial para informar. Na ocasião o local estava sendo decorado para festa e fomos tratados com hostilidade pelo grupo, que referiam nossa falta de respeito à viúva, que sofria com a perda e não era obrigada a estar no mesmo espaço que nós.

Deste local publico retiraram o balcão, computador, máquinas, extintor de incêndio, só para atender aos caprichos de uma cidadã que fez do órgão público um Buffet de luxo. Só não conseguiu retirar o Santo.

A forma que a viúva se referia a imagem do Santo”Esse aí”, irá atrapalhar nossa festa.

A visível discriminação fez que nos posicionássemos frente à imagem de São Jorge como verdadeiros guardiões, a viúva atrasou em uma hora seu evento para que fossemos embora neste horário, pois nossa autorização de permanência no documento era até às 20hs, mesmo contrariada e avaliando que nossas garantias estavam registradas em uma autorização, saí do saguão, para evitar provocações, mas me sentindo humilhada, como se precisasse de autorização da SINHÁ pra expressar minha fé. Ficamos até o final do evento da viúva, na parte externa do saguão, observando a movimentação de forma humilhante, como ex escravos que presenciam seus senhores brancos divertirem-se em suas festas à custa de nossas lágrimas. Certamente vivenciamos uma experiência de discriminação, cabe ainda apurarmos se houve ou não participação de toda bancada dos vereadores neste episódio, bem como de seus funcionários, o avanço da hora inviabilizou nossa avaliação, mas Amanhã é outro dia, nova guarda será montada e ainda vamos buscar respostas para dar novos encaminhamentos.

Mãe Emilia

--- Em seg, 23/5/11, Conceição Reis escreveu:


De: Conceição Reis
Assunto: Fwd: Novidades? Querem expulsar Ogum de São Bernardo
Para: ivonete.carvalho@planalto.gov.br, nilo.nogueira@planalto.gov.br
Cc: yaemilia@yahoo.com.br
Data: Segunda-feira, 23 de Maio de 2011, 16:48
Mensagem original
De: Daniela Moreno < daniela@detroitproperty.com.br >
Para: Emilia Campi < yaemilia@yahoo.com.br >,.br >
Assunto: Novidades? Querem expulsar Ogum de São Bernardo
Enviada: 23/05/2011 15:49

Desculpe-me, mas a emoção sobressai a operar esta máquina, a mensagem não havia terminado.

Continuando...

O Cerimonial sugere que podemos ficar com a imagem durante o período que não estiver sendo usado para festas...Depois é claro ´pode voltar com o santo. Questionei se fosse a imagem de um Santo católico, como seria tratado?????

Mas a referência é de ocupação de espaço, ninguem quer Ogum em suas apresentações, nem mesmos os que nos representam.

Me nego a retirar a imagem, e se ela for retirada, peço ao povo de santo que nos acompanhe neste momento, vamos cantar pra Ogum neste espaço onde, nós fomos expulsos tb. Hj às 14:30 estaremos no local para negociar, se nada adiantar às 21 hs nossos atabaques vão cantar na Câmara em Protesto,pois entendo que no mês da libertação dos escravos, nós ainda não conseguimos a nossa!

Espero por tds!

Mas vamos lutar!

Mãe Mª Emilia d'Oyá