Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Igreja São Francisco - Bahia em 3 D - 360º

VEJA EM 3D ESTA MAGNIFICA OBRA FEITA PELAS MÃOS DE PEDREIROS E ARTISTAS. COLOQUE EM TELA CHEIA E ARRASTE O MOUSE.  VEJA TAMBÉM  AS OPÇÕES NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO.
BOM PASSEIO!
http://www.onzeonze.com.br/blog360/toursaofrancisco/index.html

A Igreja e Convento de São Francisco, construída no século XVIII no Pelourinho, é uma das mais ricas do Brasil e considerada o mais belo exemplar do barroco português no mundo. igrejaO templo tem o interior todo recoberto em ouro e jacarandá. Estão lá também uma escultura de São Pedro de Alcântara, feita peplo santeiro baiano Manuel Inácio da Costa no século XVII. Esta imagem é considerada uma das obras primas da arte sacra baiana.
O Barroco está presente até mesmo na fachada e nos painéis de azulejos portugueses, que reproduzem o nascimento de São Francisco e sua trajetória de renúncia aos bens materiais. Uma equipe de técnicos portugueses e brasileiros está finalizando a restauração desses famosos azulejos. Também encontra-se a arte barroca no interior, formado por talha de madeira e ornamentado com todos os símbolos do barroco: folhas de acanto, pelicanos, flores, anjos, sereias, dentre outros.
O convento começou a ser construído um século depois que os primeiros franciscanos chegaram em Salvador em 1587. O Convento de São Francisco é um dos maiores complexos arquitetônicos da Cidade do Salvador. A exuberante riqueza de arte adotada na igreja franciscana, sobressai entre as demais do país, refletindo o conceito, então em voga, de que para o culto divino, todo o ornato seria pouco.
Padroeiros abastados, de bom grato, custeavam a confecção e conservação dos altares da Igreja e do Capítulo, recebendo em compensação a sepultura perante o respectivo altar, como prova a Campa Sepulcral dos Avilas e Pires e Albuquerque, diante do altar de Nossa Senhora da Conceição.


Já as obras da igreja foram iniciadas somente na primeira metade do século XVIII. Conta-se que foram utilizados mil quilos de ouro em pó só para moldar a talha. As pinturas do teto têm forma de estrelas, hexágonos e octógonos. Na sacristia, estão reunidos 18 painéis a óleo sobre a vida de São Francisco.