Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

II Curso “Encontros Temáticos em Saúde da população Negra”

11-05-2011 - NESIN dá Início ao IV Curso de Extensão em “Saúde dos Povos Indígenas” e II Curso “Encontros Temáticos em Saúde da população Negra”

O Núcleo de Educação em Saúde das Populações Indígena e Negra (NESIN), vinculado à Escola de Saúde Pública (ESP-SES), em parceria com Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Departamento de Ações em Saúde da SES, Secretaria Municipal de Direitos Humanos Segurança Urbana da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Museu antropológico do Rio Grande do Sul, dá início ao IV Curso de Extensão em Saúde dos Povos Indígenas - “Encontros Temáticos em Saúde Indígena”, e II Curso “Encontros Temáticos em Saúde da população Negra”.

O curso – que já encontra em sua quarta edição na área indígena e segunda no de população negra – está estruturado em “rodas de conversação” que abordam temas relativos à cultura e à saúde dos Povos Indígenas e População Negra, e tem como objetivo aproximar estudantes, graduados, residentes, preceptores, docentes, gestores e trabalhadores de saúde com a temática da saúde indígena e negra, possibilitando trocas de experiências e conhecimentos, além de fomentar a discussão no contexto de diversidade e interculturalidade vividos pelos povos tais como o Guarani, Kaingang, Charrua e de Remanescentes de Quilombos, entre outros. Estes encontros recebem a participação de lideranças indígenas das diversas culturas, assim como de trabalhadores que atuam no subsistema de saúde indígena e negra e áreas afins, profissionais de diversas áreas de conhecimento e outros colaboradores que desenvolvem pesquisas e/ou projetos de intervenção junto a estes povos.

O NESIN visa fomentar e desenvolver atividades voltadas para a educação em saúde e produção de conhecimento na área de saúde das populações indígena e negra.

A aulas de abertura do ciclo de 2011 do curso de Saúde Indígena ocorrerá nos dia 27 de maio próximo, ministrada por Danilo Braga, membro do povo kaingang e licenciado em história, enquanto que no dia 30 acontece a de População Negra, com a presença de Walmir Pereira diretor do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, e Sandra Maciel, coordenadora estadual das Políticas Estaduais de Promoção da Igualdade Racial. Ambas as atividades iniciam às 13h 30min, na sala 04 da Escola de Saúde Pública (ESP/RS). A presença é por adesão e interesse pelo tema, com a inscrição realizada nas datas mencionadas acima. Os participantes que obtiverem presença a partir de 75% nos vários encontros terão direito a receber certificado de participação.

Assessoria de Comunicação – ESP